IDOLATRIA À SOBRAL
Que seria isso? Qual a razão de as pessoas manifestarem um amor tão grande à Sobral, cidade interiorana da zona noroeste do estado do Ceará, distante 275 quilômetros de capital Fortaleza? As razões são muitas. O objetivo desse blog é acolher aqueles que amam Sobral, idolatrando-a como terra de tamanha beleza, geradora de muitas personalidades admiráveis. Sejam bem vindos a esse espaço de debates e conhecimentos gerais sobre a "Princesinha do Norte" metrópole do nosso coração.





Seguidores

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

FLORENT AMODIO, O SOBRALENSE FRANCÊS


Parece ironia do destido, mas Sobral dessa vez tem um filho participando das Olimpíadas de Inverno em Vancouver, no Canadá. Para os críticos de plantão, tipo aquele que escreveu um ridículo artigo para a revista Veja, em setembro do ano passado, isso é um prato cheio. Que eles diriam? Alguém nascido justo nos States Of Sobral participando das Olimpíadas... É, realmente pode ser muito engraçado, mas por trás folclórico e cômico existe o drama de uma mãe, um filho e uma série de pessoas que os cercam, que muitas vezes a mídia não respeita, envolvendo-os num sensacionalismo oportunista, aproveitando-se, como se diz, da "miséria alheia".

É natural que os sobralenses, principalmente os familiares biológicos de Florent, se orgulhem de ter esse representante nesse evento de visibilidade mundial. Não há como não se emocionar com a comovente história do menino pobre adotado por uma família francesa. Inevitavelmente nos reportamos à célebre história dos contos de fadas da "Gata Borralheira", a menina pobre, humilhada e maltratada que consegue tornar-se princesa. Num país onde chegar a uma boa condição econômico-cultural requer muito investimento e sacrifício de um indivíduo, muitos sonham ser também um Francisco Tiago (Nome de Registro), que dentro de aproximadamente 17 anos, ressurge na mídia como o campeão Florent Amodio.

Para os sobralenses, caiu como uma bomba de desapontamento o fato de Florent não ter aceitado um reencontro com a família biológica. Para mim não há nada de extranho, ele apenas nasceu em Sobral, não vive mais aqui há muitos anos. O seu lugar de vivências há muito tempo não é aqui e sim na França. Para que se revoltar com a natural negação do passado triste do esportista? Ele bem que deve imaginar a sensação que fariam com sua vinda à Sobral, um misto de solidariedade com oportunismo que a mídia escrita e falada iria adorar. Foi mais sensato da parte dele "pôr panos frios" na situação. A meu ver, esse momento é da particularidade daquelas famílias, portanto, não cabe a nenhum de nós envolver-nos.
Nós, amantes de Sobral, continuaremos torcendo pelo conterrâneo e que ele seja campeão em muitas Olimpíadas. Muito sucesso, Florent!!! Avante!!!
Texto de Cleuton Ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário