IDOLATRIA À SOBRAL
Que seria isso? Qual a razão de as pessoas manifestarem um amor tão grande à Sobral, cidade interiorana da zona noroeste do estado do Ceará, distante 275 quilômetros de capital Fortaleza? As razões são muitas. O objetivo desse blog é acolher aqueles que amam Sobral, idolatrando-a como terra de tamanha beleza, geradora de muitas personalidades admiráveis. Sejam bem vindos a esse espaço de debates e conhecimentos gerais sobre a "Princesinha do Norte" metrópole do nosso coração.





Seguidores

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

MONOGRAMAS PATRIARCAIS


Em Sobral a lealdade à tradição, principalmente a familiar, resiste mesmo com a modernização. O passado aqui, nem sempre é obsoleto, mas resignifica-se. Nota-se isso pela conservação dos bens de origem, ou seja, daquilo que pertenceu aos antepassados como as casas antigas ostentando em suas fachadas os chamados monogramas. Estes, são símbolos desenhados em auto-relevo utilizando a combinação das letras iniciais do nome do homem, proprietário da casa, uma analogia aos antigos brasões de família comumente utilizados na Idade Medieval. Dentro da residência, não é diferente, nela podemos encontrar móveis, jóias e utensílios domésticos que são transmitidos honrosamente como herança de geração a geração, guardados com respeito dentro do lar.

Sendo a casa um elemento tão importante na identificação do prestígio social vindo do parentesco, a cidade será uma extensão dela, ou seja, os elementos urbanos serão ordenados visando fazer com que a cidade como um todo seja uma grande casa “de família”, com os símbolos de poder dos antepassados. Tendo em mãos valores como esses, a elite familiar dona do poder local, denomina edificações com os nomes dos antepassados, retratando-os em estátuas e bustos que comumente podem ser vistos pela cidade.
LEGENDA:
Foto do Monograma da residência de Francisco Olímpio Frota, de arquitetura estilo "Art Nouveau", da Praça João Pessoa- Sobral: Produzida por Cleuton Ponte
Texto: Produzido por Cleuton Ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário