IDOLATRIA À SOBRAL
Que seria isso? Qual a razão de as pessoas manifestarem um amor tão grande à Sobral, cidade interiorana da zona noroeste do estado do Ceará, distante 275 quilômetros de capital Fortaleza? As razões são muitas. O objetivo desse blog é acolher aqueles que amam Sobral, idolatrando-a como terra de tamanha beleza, geradora de muitas personalidades admiráveis. Sejam bem vindos a esse espaço de debates e conhecimentos gerais sobre a "Princesinha do Norte" metrópole do nosso coração.





Seguidores

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

"Navegar é preciso. Viver não é preciso"

Fundado há cinqüenta anos, o Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota foi a última homenagem conferida em vida ao primeiro bispo da diocese de Sobral. Este, além de pastor caprichoso, zeloso dos seus fiéis, foi um exemplo de intelectual que – mesmo nascendo num período em que a educação era pouco difusa e ser culto era um capital simbólico pouco valorizado socialmente – foi autor de sua história, distinguindo-se dos muitos contemporâneos seus, notabilizando-se em Roma e mais ainda na história local.
Nos tempos de globalização, em que as distâncias do planeta Terra foram encurtadas por meio da difusão dos meios de transporte e comunicação, os valores sociais inverteram-se: diferente do tempo de Dom José, os cidadãos sobralenses hoje nascem num ambiente em que a educação deixou de ser um luxo das elites, para ser uma necessidade real a quem almeja um futuro promissor. Nesse contexto, o aforismo de Fernando Pessoa, "Navegar é preciso. Viver não é preciso", torna-se cada vez mais atual, porque o mundo pós-moderno em que vivemos, força-nos a superar barreiras – não as espaciais, que distanciam os indivíduos – mas as barreiras humanas, cada vez mais firmadas pelo mundo globalizado que cobra das pessoas, uma postura inovadora que preze além do respeito ao outro e ao meio ambiente, um espírito aventureiro desejoso de novas possibilidades, já que com o avanço tecnológico, o moderno pouco a pouco torna-se obsoleto e sem valor.
Inseridos nesse meio e, carregando em nossa bandeira o nome desse homem que ritualizou sua vida e tornou-se um personagem proeminente na história sobralense, deixando aos seus concidadãos o exemplo de homem culto à frente do seu tempo é que, nós, docentes dessa escola, temos uma missão para os anos vindouros: a de zelar pela sua imagem, criando em nossos alunos o amor à cultura e ao saber, que constrói não somente homens e mulheres bem sucedidos, mas cidadãos construtores de sua própria história. Indivíduos que, engajados com o sucesso da nação brasileira, sejam defensores da nossa terra a qual tanto Dom José amou e enalteceu com seus feitos, construindo uma identidade sobralense que não morre, mas é eterna, mesmo na modernidade, enquanto existe nos corações dos que aqui vivem.
O fato é que Dom José deixou-nos um legado que o torna cidadão do universo e um dos construtores da modernidade, fonte viva e latente de empreendedorismo aliado à prosperidade, o que faz dele um exemplo a seguir.
Em nossa juventude, com o calor do nosso sangue vigoroso, nós, que fazemos parte desta escola, somos portadores de uma cara missão que vem sendo empreendida por dezenas de professores que por ela passaram. Estes homens e mulheres produziram frutos que fazem de nossa escola distinta entre todas as outras sobralenses pois, carregando a bandeira da tradição, que sempre fora sua marca, não somente rendeu notáveis frutos, mas segue o exemplo dado pelo homem que ela carrega o nome. Comprometidos com essa causa, não temos poucos desafios pela frente. Impelidos pelo espírito inovador de Dom José, seguimos com nossa meta, antecedidas por muitos grandes: despertar no aluno o desejo de empreender, marcando a modernidade com frutos prósperos e o mais premente desejo de que seguindo a nossa caravela estejam muitos que pensem conosco acreditando que "Navegar é preciso. Viver não é preciso".

ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DO COLÉGIO ESTADUAL DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário